Incentivada pelo espírito natalício que se vive nos dias de hoje, a Ford decidiu modernizar o transporte oficial do Pai Natal. Nem as suas renas, lideradas pela carismática rena Rodolfo, escaparam às consequências da evolução tecnológica. Sendo assim, a construtora norte-americana decidiu desenvolver um trenó mais eficiente, equipado com a mais recente tecnologia da marca: um movo motor 1.0 EcoBoost de 125 cv em substituição das tradicionais renas.
Esta mudança, segundo a Ford, poderia ajudar o Pai Natal a cortar em 90% os seus custos actuais de deslocações em redor do globo: dos 122 milhões de libras em cada ano (em cenouras, para alimentar as renas) para as 12 milhões de libras em combustível.
Mas a revolução não fica por aqui. Este trenó conta também com tecnologias, como o assistente de estacionamento, sistema de info-entretenimento SYNC, Active City-Stop (que detecta paragem repentina do veículo da frente em filas de trânsito, embora não tendo qualquer utilidade para o Pai Natal) e sistema de detecção de objectos em ângulo morto.
Sabendo que a evolução não pára, a equipa da Ford promete para o próximo Natal trabalhar no desenvolvimento de uma versão ainda mais ecológica do trenó, com um motor eléctrico e “zero emissões”.
Fonte: autoportal
















0 comentários