Este domingo é um dia de emoções fortes no que diz respeito ao futebol europeu: temos o jogo Milan x Inter, Marselha x PSG e o superclássico Barcelona x Real Madrid. Por cá, temos o não menos importante FC Porto x Sporting, e também não nos podemos esquecer do Braga x Olhanense.
O FC Porto é o favorito para o clássico, e é obrigado a ganhar devido ao facto do Benfica ter vencido ontem o Beira-Mar. O Sporting tem hoje o culminar de uma semana complicada, onde começou por empatar a 2 golos com o Estoril e a meio desta semana foi humilhado pelo Videoton, tendo sido derrotado por 3-0, jogo esse que culminou na saída de Sá Pinto, tendo sido substituído provisoriamente por Oceano, que até aí treinada a equipa B do Sporting.
Do lado do FC Porto, apenas Emídio Rafael está fora dos planos para Vítor Pereira. A equipa portista está motivada, depois do excelente resultado (e excelente exibição) no jogo da Liga dos Campeões, frente ao PSG.
Do lado do Sporting, Oceano chamou todos os jogadores que tinha à disposição para este jogo, com excepção de Pereirinha, que se encontra lesionado. O Sporting vive um dos piores momentos dos últimos anos, mas estes clássicos geram sempre motivação, daí que motivar a equipa não seja uma das preocupações que Oceano deva ter. O maior problema do treinador leonino será a disposição da equipa em campo, que nos últimos jogos se mostrou perdida. Matéria prima de qualidade existe, agora falta o resto (que é muito).
O domínio do F.C. Porto é avassalador. Em 78 jogos, os dragões derrotaram o Sporting 41 vezes na condição de visitado. Os leões conseguiram empatar 24 vezes e ganhar apenas 13. A última vitória teve lugar a 17 de março de 2007, na noite em que o pé esquerdo de Rodrigo Tello tudo decidiu.
Antes disso, o Sporting ganhara na época 1996/97 por 1-2. Barroso marcou para o Porto, Beto e Pedro Barbosa para os leões. Duas exceções a uma ditadura que se vem acentuando com o decorrer dos anos.
Na época passada, o resultado foi 2-0. Dois golos de Hulk nos últimos dez minutos.
Este jogo poderá ser visto a partir das 20h45, com transmissão na Sport TV 1.
Antes do clássico, o Braga recebe o Olhanense. Depois do excelente resultado no jogo da Liga dos Campeões, frente ao Galatasaray, a equipa de José Peseiro de certeza estará muito motivada para esta partida. A equipa bracarense tem a hipótese, caso vença, de se manter junto aos líderes do campeonato. José Peseiro não vai poder contar com Carlão e Alan, que se encontram lesionados.
No lado da Olhanense, a equipa treinada por Sérgio Conceição vem de três derrotas consecutivas no campeonato e ocupa a penúltima posição na tabela com apenas quatro pontos: uma vitória frente ao Estoril e um empate com a Académica. Sérgio Conceição sabe que precisa de começar a somar pontos, sob pena de o seu futuro e o do Olhanense se tornarem muito complicados.
Contabilizam-se 16 encontros em Braga entre estas duas equipas. Dois jogos resultaram em empate, os algarvios ganharam 5 e os minhotos, com uma clara vantagem, ganharam 9. Na época passada, o Olhanense foi a Braga vencer por 2-1.
Este jogo poderá ser visto a partir das 16h30, com transmissão na Sport TV 1.
















0 comentários