BMW participa em projecto de segurança de comunicação Carro-Obstáculo

large_184004

A BMW está a participar na iniciativa de investigação alemã Ko-FAS que tenta criar novos sistemas de assistência ao condutor para reduzir o stress do condutor em condições de tráfego difíceis e tornar os condutores mais confiantes.

O projecto tenta fazer a detecção de tráfego de forma mais precisa através de sensores e algoritmos inteligentes em rede para entender a situação e fazer com que essas tecnologias respondam antes do condutor reagir.

Com base no princípio da cooperação e consideração por outros utentes da estrada, o que é um factor crucial para a segurança rodoviária, os benefícios dos sistemas de assistência ao condutor podem ser aumentados substancialmente ao adoptar abordagens cooperativas, declarou o Dr. Ralph Rasshofer, representante da BMW no projecto.

Uma das novas tecnologias é um transmissor de veículo melhorado que é mais preciso em saber onde está o veículo na estrada. Nos testes, os pedestres e os ciclistas estavam equipados com transmissores que enviam as localizações a curtas distâncias. Os carros foram equipados com sensores que podem detectar esses sinais. Os transmissores comunicam ao carro a velocidade e a direcção a que o utente está a viajar.

A BMW vê a tecnologia como uma extensão da comunicação Carro-Obstáculo, que permite que o carro e o ambiente comuniquem entre si.

Outras partes do projecto Ko-FAS focam-se na comunicação carro-para-carro, especificamente em intersecções. Os investigadores acreditam que usar os transmissores em carros para comunicar a sua localização vai eliminar o efeito de obstruções ao condutor.

Ao combinar selectivamente diferentes tecnologias de comunicação, podemos chegar mais perto de cumprir a nossa visão de mobilidade sem acidentes, continuou o Dr. Rasshofer.

Brevemente será instalada comunicação carro-para-carro nos carros. A tecnologia já é pequena o suficiente para ser posta em prática e acessível. No entanto, ainda não pode ser invocada com confiança total, uma vez que apenas os carros novos terão a tecnologia.

A comunicação carro-infraestrutura está mais longe porque os governos locais terão de pagar para instalar os transmissores e pode ser difícil convencer as pessoas de que precisam usar roupas especiais para estarem mais seguras como pedestres.

 

Fonte: autoviva.sapo.pt

Partilhe este artigo
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

0 comentários

:) :-) :)) =)) :( :-( :(( :d :-d @-) :p :o :>) (o) [-( :-? (p) :-s (m) 8-) :-t :-b b-( :-# =p~ :-$ (b) (f) x-) (k) (h) (c) cheer

 
© 2010-2014 RADAR - Sempre Alerta!
Designed by Blog Thiet Ke
Changes by by Fábio Pais
Posts RSSComments RSS
Voltar ao início