Será apresentado em Genebra o terceiro membro da família de versões mais desportivas R-S da Jaguar após o XFR-S e do XKR-S, com o novo modelo XFR-S Sportbrake que irá juntar-se ao exclusivo clube de viaturas da marca que alcançam 300km/h. Incluindo inovações do recentemente apresentado F-Type e do XKR-S, a marca procurou neste modelo fixar o seu foco no condutor e nas performances que este consegue retirar da viatura.
Movido com um motor V8 5.0L sobrealimentado com 550CV de potência e 680Nm de binário máximo, o modelo apresenta dados superiores ao XKR graças a optimização de vários componentes e sistemas do motor, com destaque para um melhor aproveitamento do ar que entra e que sai do motor. Ligada a este motor está uma transmissão de oito velocidades QuickShift, que foi desenvolvida e se encontra já incorporada no F-Type. Estes dois elementos em conjunto garantem performances de alto nível à viatura, com a aceleração 0-100km/h a realizar-se em 4,8segundos. A velocidade máxima deste Jaguar está limitada electronicamente aos 300km/h.
Para garantir um melhor aproveitamento do ar são também importantes as duas entradas de ar no capot e o redesenhado para-choques da viatura, com maior quantidade de ar a chegar ao motor através das entradas de ar central e laterais de maiores dimensões. Este é um dos elementos do carro que recebe também partes em fibras de carbono, material que está igualmente no para-choques traseiro, onde se encontram quatro saídas de escape.
Para embelezamento exterior do Jaguar XFR-S Sportsbrake a marca recorreu também a um acabamento preto brilhante em vários locais da viatura, como os frisos, contornos das janelas e também nas grelhas do para-choques. Um elemento que além de conferir uma imagem mais desportiva ao modelo também tem importância em termos de aerodinâmica é o spoiler colocado na traseira do carro, uma das adições ao carro em relação ao modelo original.
Em termos de aerodinâmica o maior desafio da marca esteve mesmo colocado na retaguarda da viatura, já que a sua vertente Sportsbrake cria um peso adicional sobre a parte de trás do carro, motivo pelo qual a marca reconfigurou a suspensão deste veículo com a inclusão de novas molas e revisão do amortecimento adaptativo. Um dos pontos que a marca garante que é melhorado com esta nova configuração da suspensão é a sensação de ligação ao asfalto, que irá permitir uma condução mais confiante e controlada. Também a reconfiguração do diferencial electrónico activo, controlo dinâmico de estabilidade e chassis adaptativo auxiliam o condutor a experienciar melhores sensações de condução.
No interior da viatura encontra-se o couro Warm Charcoal em conjunto com pele que apresenta efeitos a imitar a fibra de carbono. Este tipo de interior que imita a fibra de carbono é um dos exclusivos da Jaguar para a gama R-S, cuja inscrição também se encontra num logótipo em locais estratégicos dentro e fora do carro, como bancos, consola central e grelha dianteira. Como a Jaguar ainda não divulgou fotos sobre o interior da viatura, são escassos os pormenores sobre o design que a marca escolheu para dentro do veículo, sendo necessário esperar cerca de uma semana, até ao início de Março, para ficar a conhecer a imagem total do novo Jaguar XFR-S Sportbrake.
Fonte: turbo.sapo.pt
















0 comentários