
Hoje, dia 26 de Março de 2011, é um dos dias mais importantes da história do Sporting Clube de Portugal. Hoje é o dia em que os sócios do clube leonino vão escolher o 36º presidente da sua história, num dos momentos mais difíceis que o clube leonino já viveu. Espera-se que seja batido o recorde de 1988, em que 17 mil sócios participaram nas eleições.
Serão 5 os candidatos que concorrem para o cargo de presidente do Sporting Clube de Portugal:
Bruno de Carvalho - É um dos favoritos à vitória nas eleições. Apresenta como trunfos um fundo de 50 milhões de euros, constituído por 3 investidores russos. Se ganhar, o seu treinador será Marco Van Basten, treinador que orientou a selecção holandesa durante o Euro 2008. Augusto Inácio, treinador que levou o Sporting à conquista do último campeonato nacional (época 2001/2002) será o responsável pelo futebol leonino. Eduardo Barroso e José Eduardo são dois dos principais apoiantes desta candidatura. Uma das promessas de Bruno de Carvalho é o de implementar um gabinete de scouting (observações de jogadores) interno, constituido por antigos jogadores leoninos.
Godinho Lopes - É, em conjunto com Bruno de Carvalho, um dos favoritos à vitória. Tem sido constantemente rotulado, pelos outros candidatos, como uma candidatura de continuidade, isto é, que irá continuar a seguir o rumo de antigas direcções leoninas, devido ao facto de incorporar nas suas listas membros de antigas direcções do Sporting. Godinho Lopes ainda não revelou o nome da pessoa que escolheu para treinar o clube, porque " a pessoa em questão está a treinar outro clube e que seria uma falta de respeito para com o seu actual clube se anunciasse já o nome". De acordo com a imprensa desportiva, Domingos Paciência é o treinador escolhido por Godinho Lopes. Carlos Freitas e Luís Duque são os homens escolhidos para liderar o futebol do Sporting. Godinho Lopes promete ainda devolver o clube aos sócios e construir um pavilhão para as modalidades amadoras.
Dias Ferreira - O antigo presidente da mesa de assembleia geral do Sporting, durante o mandato de José Eduardo Bettencourt, tem como principal trunfo Frank Rijkaard, treinador campeão europeu pelo Barcelona, em 2006. Para liderar o futebol, Dias Ferreira escolheu Paulo Futre, antigo jogador leonino para liderar o futebol. Dias Ferreira promete ainda: recuperar o espírito ecletista do clube, ao recuperar as modalidades que já desapareceram do Sporting; centrar o mandato no êxito desportivo, melhorando a relação que o clube tem com os sócios.
Pedro Baltazar - Se ganhar as eleições, elegerá Zico como treinador da equipa leonina. Esta candidatura conta com o forte apoio de Pedro Santana Lopes, antigo presidente do Sporting. Na sua lista não conta com o nome de nenhum director desportivo, porque, de acordo com o próprio, "o presidente assumirá toda a responsabilidade pelo pelouro do futebol". Pedro Baltazar promete ainda: eliminar o fosso do estádio e criar uma bancada low-cost; reforçar a aposta na academia, que deve ser posicionada como o "sangue verde".
Abrantes Mendes - Candidato derrotado nas ultimas eleições (2006), Abrantes Mendes aparece como o mais frágil candidato. Revelou ter um acordo com Dunga para, caso ganhe as eleições, seja treinador do Sporting, mas o antigo treinador da selecção brasileira já veio desmentir tal acordo. Apenas promete três coisas: competência, coerência e verdade. Abrantes Mendes revelou ainda que, caso ganhe as eleições, José Couceiro, actual treinador do Sporting, será o responsável pelo futebol do Sporting.
As urnas estão abertas até às 20h, no Hall Vip do Estádio José de Alvalade. Os resultados só serão conhecidos esta madrugada.
















0 comentários