
O aviso é feito pela Michelin e pela Bridgestone, que elaboraram dois relatórios que chegaram a esta conclusão.
De acordo com a Bridgestone, 71% dos condutores estão a conduzir com pneus com pressão abaixo do ideal, condicionando a segurança dos veículos para as tradicionais férias de Verão. Após 38 mil controlos de segurança de pneus feitos em 9 países da Europa, durante 2010, verificou-se que 12% dos pneus tinham também um piso inferior ao mínimo legal de profundidade europeu (1.6 mm).
De acordo com Des Collins, responsável da Bridgestone Europe, "estes números são particularmente alarmantes para esta época do ano, quando as famílias partem para viagens longas com os automóveis carregados. É fundamental para a segurança dos condutores e passageiros verificar os pneus antes de irem de viagem".
Este alerta é também reforçado pela Michelin, que promove até ao final do mês de Julho uma campanha de verificação gratuita de pneus, e que, no seu ultimo levantamento efectuado em Portugal em 2009, concluiu que 10,7% dos ligeiros e 10,9% dos 4x4 circulavam com os pneus numa pressão perigosa.
Para além dos óbvios riscos para a segurança, o facto de circular com os pneus a uma pressão inferior à indicada diminui a sua vida útil, aumenta o consumo de combustível, e consequentemente aumenta as emissões de CO2.
Alguns conselhos para uma condução segura e verde:
- Verifique a pressão dos pneus depois das férias também.
A pressão dos pneus e a profundidade do piso devem ser verificado uma vez por mês;
Um pneu com demasiada pressão fica menos capacitado para resistir a choques.
Fonte: Autoportal
















0 comentários