O Benfica empatou esta terça feira com o Twente por 2-2, a contar para a 1ª mão do playoff de acesso à Liga dos Campeões e está muito perto de garantir a presença na fase de grupos da liga milionária.
O jogo começou com um ritmo muito vivo, um prenúncio para o espectáculo emotivo que Benfica e Twente iriam proporcionar aos 17 mil espectadores do estádio Grolsch Veste. A primeira oportunidade do jogo surgiu por intermédio de Gaítan que, com alguma sorte à mistura, rematou para defesa do guarda-redes do Twente, aos 4 minutos. Dois minutos depois, surge o golo holandês, por intermédio de Luuk de Jong, num disparo de fora da área, que não deu qualquer hipótese ao guarda-redes encarnado Artur.
O Benfica reagiu bem ao golo madrugador e, com uma atitude personalizada, soube partir em busca do empate. Foi o que aconteceu aos 21 minutos, num grande golo de Óscar Cardozo, num lance semelhante ao que dera o golo do Twente. Cardozo deu razão a Jorge Jesus, que o tinha elogiado na véspera do jogo, e voltou a elogiar o ponta-de-lança paraguaio quando a partida terminou. Segundo Jesus: “Cardozo é isto! Pode estar 90 minutos sem tocar na bola e de repente marca.” Cardozo provou isso mesmo, nessa partida.
A equipa holandesa sentiu o empate e partiu para tentar ficar em vantagem antes do intervalo. E foi aqui que começou o espectáculo de Artur. Landzaat obrigou Artur a aplicar-se e a fazer uma boa defesa. Depois surgiu o golo encarnado, numa excelente jogada colectiva. Nolito, através de um passe de Witsel, marcou o seu 5º golo em cinco jogos oficiais.
A partir daqui o Twente veio com tudo para o ataque, tentando por todas as maneiras chegar ao empate. Antes do intervalo, ainda houve tempo para Artur voltar a brilhar, desviando com a ponta da luva um remate de Landzaat.
Na segunda parte, a equipa holandesa treinada por Co Adriaanse veio com a corda toda, fazendo com que o Benfica recuasse em demasia, valendo às águias um soberbo Artur que, com um punhado de intervenções cruciais, ia evitando o empate.
O guardião brasileiro defendia quase tudo o que havia por defender, à excepção do cabeceamento de Brian Ruiz, aos 80 minutos, num lance em que o costa-riquenho parece empurrar Emerson pelas costas.
Até final do jogo, o Benfica podia ter marcado o golo da vitória, em dois lances de contra-ataque, por intermédio de Saviola e Cardozo.
Com este resultado, basta ao Benfica um empate a zero na Luz para passar à fase de grupos da Champions, e assim ter acesso aos milionários prémios que a principal competição europeia proporciona.
A segunda mão está marcada para quarta feira, dia 24 de Agosto, no Estádio da Luz, com transmissão em directo na RTP1.
















0 comentários