Depois da interrupção do campeonato para os jogos das selecções e da 4ª eliminatória da Taça de Portugal, o campeonato português regressa este fim-de-semana, com jogos que podem decidir o futuro do campeonato. Perspectivam-se grandes jogos: para além do FC Porto x Braga, vamos ter o emocionante derby da segunda circular: Benfica x Sporting! Para acrescentar a isto, estas 4 equipas estão separadas por apenas 5 pontos! E não nos podemos esquecer do Marítimo, que está na surpreendente 4ª posição, a apenas 3 pontos da liderança conjunta de FC Porto e Benfica. Sem mais demoras, deixo-vos com a antevisão dos jogos mais importantes da 11ª jornada da Liga Zon Sagres.
Benfica x Sporting – Sem dúvidas, o jogo grande da jornada. Neste tipo de jogos não existem favoritos, embora se possa dizer que o Benfica tem um ascendente anímico maior que o Sporting, por jogar perante o seu público, que de certeza irá ressuscitar o chamado “inferno da Luz”.
Depois de ter conseguido o apuramento para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, o Benfica está claramente muito motivado para vencer este encontro. Embora tenha sido convocado, Luisão não deve jogar este “derby”, devido à lesão que contraiu no jogo frente ao Manchester United. Em relação à equipa inicial, a maior dúvida de Jorge Jesus é decidir se joga Cardozo ou Rodrigo de inicio. Rodrigo é claramente, até ao momento, a revelação da época encarnada. Só no jogo da Champions é que não marcou, tendo marcado em todos os jogos em que tem sido aposta do treinador encarnado. No que diz respeito a Cardozo, o avançado paraguaio é um dos melhores marcadores da equipa, e, curiosamente, o Sporting é uma das suas vítimas preferidas, tendo marcado, até agora, 6 golos à equipa de Alvalade.
Relativamente ao Sporting, Rodriguez é carta fora do baralho para Domingos Paciência. O defesa peruano não recuperou a tempo da sua lesão. Insua deve ser opção, pois integrou os trabalhos da equipa leonina, no último treino antes do “derby” lisboeta. De fora estão Izmailov e Jeffrén, que treinaram de forma condicionada, e Rinaudo, que recupera de uma grave lesão, só voltando aos relvados a partir de Janeiro.
A título de curiosidade, o Sporting não ganha na Luz há quase seis anos, e nas últimas temporadas, o Benfica leva quatro vitórias consecutivas: 3 para o campeonato e 1 para a Taça da Liga.
Embora os dirigentes de ambos os clubes tenham apelado para que a semana que antecedia o “derby” fosse isenta de polémicas, isso não veio a acontecer, com a polémica criada em torno das redes que vão isolar os adeptos leoninos dos restantes espectadores, a exemplo do que Real Madrid, Barcelona, Inter de Milão e Bayern de Munique fizeram.
É quase certa a lotação esgotada para este jogo. Vão estar perto de 65 mil pessoas a apoiar os dois clubes, quase 4 mil dos quais serão adeptos do Sporting.
Espero que seja um “derby” sem casos, dentro e fora das quatro linhas. E que ganhe a melhor equipa!
Este emocionante encontro poderá ser seguido na Sport TV 1, sábado, dia 26 de Novembro, a partir das 20h15.
FC Porto x Braga – Este é um jogo de extrema importância para Vítor Pereira. Não tanto por aquilo que este jogo pode decidir, mas muito por aquilo que a sua equipa pode ser capaz de fazer ao longo desta época.
Depois de ter sido eliminado da Taça de Portugal de uma forma surpreendente pela Académica, o FC Porto de certa maneira redimiu-se ao ganhar ao Shakhtar, mantendo-se assim na corrida pelo apuramento para os oitavos da Champions, mas agora o treinador portista vai enfrentar pela primeira vez os adeptos do FC Porto após a eliminação da Taça de Portugal. A vitória europeia serviu para acalmar as hostes azul-e-branca, mas certamente que, em caso de derrota frente ao Braga, é quase certo que vão exigir a saída de Vítor Pereira.
Mangala é a principal dúvida do FC Porto para a partida diante o Braga, estando a treinar de forma condicionada, assim como Iturbe. Fora do jogo estarão certamente Guarín e Alex Sandro, a contas com lesões. Fucile e Sapunaru recuperaram das suas lesões, e podem ser opção para este jogo.
Quanto ao Braga, Leonardo Jardim deve revolucionar o quarteto defensivo. Devido às muitas ausências (1 jogador castigado e 7 lesionados), Leonardo Jardim deve apostar, pela primeira vez, num quarteto defensivo formado por Leandro Salino, Douglão, Ewerton e Paulo Vinícius.
A título de curiosidade, esta é a primeira vez que estas duas equipas se defrontam depois da noite histórica de Dublin, na final da Liga Europa, que marcou a primeira final europeia entre dois clubes portugueses. Outro aspecto curioso vai para o facto de Leonardo jardim nunca ter ganho a Vítor Pereira que, nas três vezes que se defrontaram (uma na 2ª divisão e duas na Liga de Honra), houve dois empates e uma derrota.
Este jogo realiza-se no domingo, dia 27 de Novembro, a partir das 18h15, com transmissão na TVI.
Calendário da 11ª jornada:
















0 comentários