Depois da pausa de uma semana marcada pela qualificação do Benfica para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões em primeiro lugar do grupo, e pela “despromoção” do FC Porto para a Liga Europa, este fim-de-semana está de regresso o campeonato português, com alguns jogos interessantes. Deixo-vos com a antevisão dos principais jogos da 12ª jornada da Liga Zon Sagres.
Braga x Paços de Ferreira – O Braga está obrigado a vencer este jogo. Nas últimas três jornadas, a equipa minhota não venceu nenhum jogo, mas também temos que ter em conta que, nesses três jogos, o Braga recebeu o Benfica e deslocou-se ao Estádio do Dragão.
Motivados pelo apuramento para a próxima fase da Liga Europa, a equipa da Leonardo Jardim não pode perder este jogo, sob pena de perder o comboio dos quatro primeiros classificados.
Paulo Vinícius, Ukra, Custódio, Imorou, Zé Luís, Nuno André Coelho e Baiano, todos devido a lesão, vão estar ausentes deste jogo.
Do lado do Paços de Ferreira, agora com Henrique Calisto aos comandos da equipa dos “castores”, a equipa precisa desesperadamente de pontos, devido ao facto de estar na última posição, com apenas 1 ponto conquistado nas últimas três jornadas, o que é muito pouco para uma equipa com tradição no primeiro escalão. Henrique Calisto, que se estreia aos comandos da equipa pacense, apenas não pode contar com Nuno Santos, devido a lesão.
Teoricamente, o Braga é claramente a equipa favorita a ganhar este jogo, mas a situação do Paços de Ferreira, aliada ao facto de ter novo treinador, pode servir de factor motivacional para os jogadores pacenses darem tudo em campo para, no mínimo, trazerem um ponto na visita ao Estádio Axa.
Este jogo realiza-se na sexta-feira, dia 9 de Dezembro, a partir das 20h15, com transmissão na Sport TV 1.
Beira Mar x FC Porto – Depois de ter sido incapaz de ganhar ao Zenit, o que ditou o afastamento da Liga dos Campeões, o FC Porto regressa aos jogos do campeonato nacional.
A equipa do FC Porto tem a oportunidade de colocar um pouco de pressão no Benfica porque, caso vença o Beira Mar, fica provisoriamente na liderança isolada.
Vítor Pereira fez várias alterações na lista dos convocados para esta partida. Iturbe estreia-se na lista dos convocados em jogos do campeonato, enquanto que Fucile e Kléber ficaram de fora dos convocados, por opção técnica. Alex Sandro é outra das novidades, assim como Walter.
Do lado do Beira Mar, Rui Bento deve poder contar com Hugo e Douglas, que foram reintegrados no último treino realizado antes da recepção à equipa azul-e-branca.
A equipa do FC Porto é claramente a equipa favorita a vencer este encontro, mas o Beira Mar pode colocar muitas dificuldades ao campeão nacional, pois não nos podemos esquecer que a equipa aveirense já empatou com o Sporting.
O jogo de terça-feira da Liga dos Campeões deve ser utilizado como tónico para Vítor Pereira motivar a equipa pois, embora acabassem por empatar, a equipa azul-e-branca apresentou em certos momentos do jogo uma intensidade que fazia lembrar alguns jogos da época passada, embora sem a eficácia de outros jogos.
Este jogo realiza-se no sábado, dia 10 de Dezembro, a partir das 18h30, com transmissão na Sport TV 1.
Sporting x Nacional – Este é mais um dos jogos com possibilidades para ser interessantes. Depois da derrota na Luz, onde deu para ver que o Sporting ainda não está ao nível de Benfica e FC Porto (embora tenha potencial para tal, é só preciso tempo, paciência e continuidade das boas exibições), a equipa de Alvalade não tem margem para errar, dado que já se encontra a 4 pontos da liderança.
Motivados pelo facto de serem a única equipa dos “grandes” que ainda continua a lutar em todas as frentes que estão envolvidos, os jogadores o Sporting querem ganhar os dois jogos que ainda faltam disputar até à pausa de Natal. Para tal, têm que começar por ganhar este jogo.
Apoio não deve faltar à equipa leonina, dado que os responsáveis leoninos estão à espera da melhor casa da temporada.
Domingos Paciência tem apenas 19 jogadores à sua disposição para este jogo, dos quais 3 são guarda-redes. Para além de Jeffren e Izmailov, que estão a ganhar ritmo competitivo, Rodriguez ainda não recuperou da sua lesão, o mesmo acontecendo com Matías Fernandez. Schaars, uma das pedras basilares do onze do Sporting, está castigado, não podendo dar o seu contributo à equipa.
Do lado do Nacional, Pedro Caixinha é o novo treinador da equipa, mas a “chicotada” não está a surtir os efeitos desejados. Depois do empate frente ao Marítimo, o Nacional teve sérias dificuldades para eliminar o Tirsense da Taça de Portugal. Até ao momento, o Nacional é a desilusão da temporada, a par do Vitória de Guimarães. Muito estranho, para duas equipas que começaram esta época a tentar o apuramento para a Liga Europa…
Daí que seja imperativo um bom resultado frente ao Sporting, dado que pode motivar a equipa insular a fazer um campeonato mais regular. Pedro Caixinha conta para esta partida com um plantel muito reduzido. Danielson, Andrés Madrid. Luís Alberto e Juliano estão lesionados. João Aurélio está recuperado e deve voltar ao onze madeirense. Elizeu deve ser o jogador escolhido por Caixinha para ocupar a vaga mais recuada do meio-campo do Nacional.
Este jogo realiza-se no sábado, dia 10 de Dezembro, a partir das 20h30, com transmissão na TVI.
Marítimo x Benfica – Com o primeiro lugar do grupo da Liga dos Campeões garantido, o Benfica volta a focar-se no campeonato português, tendo pela frente uma das revelações da época, o Marítimo.
Vai ser um Benfica de orgulho ferido, com vontade de provar que a eliminação da Taça de Portugal, aos pés do Marítimo, foi apenas um acidente de percurso. Quanto ao Marítimo, Pedro Martins quer provar que a sua equipa não está em 4º lugar por acaso, quer juntar o triunfo frente ao Benfica ao triunfo que já conseguiu frente ao Sporting.
Luisão e Gaitán estão em dúvida para este jogo. O central encarnado, lesionado deste o jogo na Champions frente ao Manchester United, tem registado melhorias significativas, mas não é certo que esteja apto para a deslocação à Madeira. Quanto a Gaitán, que contraiu uma lesão durante a recepção ao Otelul Galati, Jorge Jesus disse, na conferência de imprensa após o jogo frente aos romenos, que a recuperação iria demorar “alguns dias”. É, por isso, quase certa a ausência do extremo argentino no jogo frente ao Marítimo.
Para o lugar de Luisão, Jorge Jesus deve voltar a apostar em Jardel. A maior dúvida reside em quem vai ocupar a vaga deixada por Gaitán, podendo Nolito ou Bruno César ocupar a vaga deixada pelo extremo.
Quanto ao Marítimo, a maior dúvida reside em Baba. O avançado senegalês, a contas com uma infecção na garganta, não treinou esta sexta-feira, mas é considerado recuperável. Roberge já treina normalmente, sendo opção do treinador da equipa madeirense para esta partida. Certas são as ausências de Robson e Pouga, a contas com lesões.
O Benfica é ligeiramente favorito para vencer este jogo, mas não nos podemos esquecer que foi esta equipa do Marítimo que eliminou o Benfica da Taça de Portugal. Portanto, não vai ser fácil para o Benfica ganhar este jogo.
Este jogo realiza-se no domingo, dia 11 de Dezembro, a partir das 20h15, com transmissão na Sport TV 1.
Jogos da 12ª jornada da Liga Zon Sagres
















0 comentários