Esta jornada marca a entrada no último terço do campeonato, com a emoção ao rubro. Na véspera do clássico com o FC Porto, o Benfica ainda vai ter uma importante deslocação a Coimbra, para jogar com a Académica. Quando ao FC Porto, vai ter um jogo teoricamente mais fácil, recebendo o Feirense, mas não nos podemos esquecer que na primeira volta o FC Porto empatou com a equipa de Santa Maria da Feira…
O Sporting continua a sua perseguição ao Braga, sendo obrigado a ganhar ao Rio Ave, para também não perder o Marítimo de vista. Muito difícil tarefa irá ter o Braga, defrontando o seu rival minhoto, o Vitória de Guimarães.
Deixo-vos com a antevisão dos principais jogos da 20ª jornada da Liga Zon Sagres.
Académica x Benfica – O Benfica está proibido de chumbar neste teste, já que pode custar a liderança do campeonato à equipa encarnada, caso o FC Porto vença o seu jogo. Isto a 2 semanas do escaldante Benfica x FC Porto…
Para este jogo Jorge Jesus deve poder contar com Javi Garcia, que recuperou de uma lesão. Mas o treinador encarnado não vai poder contar com Luisão, que se encontra castigado, devendo Jardel ser o eleito para fazer dupla com Garay.
A equipa encarnada está sob pressão para este jogo, já que vai enfrentar um ciclo de jogos muito complicado, em que pelo meio ainda vão decorrer os jogos das selecções, o que vai obrigar os jogadores do Benfica e FC Porto a jogarem a menos de 48 horas do clássico. E o Benfica ainda tem a agravante de 4 dias depois jogar o seu futuro na Liga dos Campeões, que não se adivinha fácil.
Do lado da Académica, Diogo Gomes, Orlando e Éder não devem ser opção para Pedro Emanuel, já que se encontram lesionados. A Académica já não vence para a Liga à 7 jornadas consecutivas e parece que o balão de motivação que esta equipa ganhou, quando se apurou para a final da Taça de Portugal, coisa que não conseguia à 47 anos, se esvaziou. Pedro Emanuel já disse que iria ser uma tarefa muito complicada para os “estudantes” mas garantiu que a equipa iria discutir o jogo.
Este jogo realiza-se no sábado, dia 25 de Fevereiro, a partir das 20h15, com transmissão na Sport TV 1.
Sporting x Rio Ave – Depois de uma vitória europeia, o Sporting regressa às competições internas, para defrontar o Rio Ave. A equipa do Sporting está moralizada, dado que a equipa leonina, desde que Sá Pinto assumiu o cargo de treinador, tem conseguido ganhar os seus jogos.
Embora tenha ganho os últimos dois jogos (Legia e Paços de Ferreira), as exibições leoninas têm estado abaixo de uma equipa que quer chegar ao terceiro lugar. Embora Sá Pinto esteja à apenas 2 semanas no comando técnico da equipa, era de esperar, no mínimo, que os jogadores do Sporting mostrassem mais garra e ambição para tentar agradar ao novo técnico. Mas o jogo de ontem foi exemplo da falta de garra dos jogadores, com estes a trocarem a bola uns para os outros, num futebol entediante e maçador.
Sá Pinto vai ter que mudar (e muito) esta equipa, a começar pela preparação física dos jogadores. O treinador leonino deve apostar em dois jogadores que estão em crescendo: André Santos e Matías Fernandez. André Santos está a crescer de forma, e é um médio que está mais presente no ataque, embora não sendo tão defensivo que Carriço, que tem habitualmente jogado nessa posição. Matías Fernandez porque é o jogador ideal para construir o jogo leonino perante equipas como o Rio Ave, que jogam muito fechadas.
Do lado do Rio Ave, Carlos Brito não deve mudar a forma da equipa jogar, jogando num 4x3x3 moldado para a equipa de Vila do Conde jogar em contra-ataque. Carlos Brito vai poder contar com Tarantini, que vai ocupar a sua habitual posição no meio-campo. Este pode ser o jogo ideal para Carlos Brito colocar Yazalde na frente do ataque, dado que é um jogador muito rápido. Mas claro que existem outras hipóteses para a frente de ataque da equipa vila-condense, tais como João Tomás e Atsu.
Este jogo realiza-se no domingo, dia 26 de Fevereiro, a partir das 18h15, com transmissão na TVI.
FC Porto x Feirense – O FC Porto está obrigado a ganhar este jogo, para não correr o risco de perder pontos e a pressão da vitória no clássico recair sobre a equipa azul-e-branca. Este é o melhor jogo para a equipa de Vítor Pereira esquecer a goleada sofrida em Inglaterra. O FC Porto é claramente a equipa favorita, mas o Feirense promete dar luta com todas as armas que possui, nomeadamente o bom jogo defensivo da equipa de Santa Maria da Feira e os rápidos contra-ataques que esta equipa costuma fazer. Não nos podemos esquecer que o Feirense conseguiu arrancar um empate no jogo da 1ª volta frente à equipa portista…
Janko é talvez o maior trunfo de Vítor Pereira. O avançado está num excelente momento, marcando em todos os jogos em que é utilizado, desde que chegou ao FC Porto, no mercado de Inverno. Varela também pode ser um trunfo para o treinador portista, ele que está num bom momento, e pode fazer a diferença nos cruzamentos, dado que vai haver mais espaço no meio-campo.
Do lado do Feirense, Ludovic é a principal baixa para o treinador da equipa de Santa Maria da Feira. Durval deve ocupar o lugar de Ludovic, e pode fazer a diferença porque, embora não sendo tão rápido como o seu companheiro de equipa, é um jogador muito perigoso nos espaços vazios, e pode ser útil ao Feirense quando a equipa estiver em processo de contra-ataque.
Este jogo realiza-se no domingo, dia 26 de Fevereiro, a partir das 20h15, com transmissão na Sport TV 1.
Braga x Vitória de Guimarães – Este vai ser um duro teste para a capacidade do Braga manter a terceira posição. É certo que tem uma boa vantagem em relação aos seus mais directos perseguidores (Marítimo e Sporting) de 8 pontos, mas este derby minhoto pode ter o condão de mudar o campeonato.
Caso o Braga ganhe, torna ainda mais complicada a tarefa de Marítimo e Sporting de chegar à terceira posição. Mas caso o Vitória de Guimarães vença, pode relançar a luta pelo terceiro lugar.
O Braga está num grande momento. Nem o facto de ter sido eliminado na Liga Europa tira o ânimo à equipa de Leonardo Jardim, muito pela grande exibição da equipa minhota na Turquia. Alan vai ser uma baixa de vulto para o derby minhoto, devendo colocar Hélder Barbosa no seu lugar. Ukra também pode ser solução, mas a falta de ritmo devido a uma longa paragem pode levar Jardim a optar por Hélder Barbosa.
Quando ao Vitória de Guimarães, a equipa de Rui Vitória está moralizada pela importante vitória frente ao Benfica. Rui Vitória vai ser obrigado a alterar a defesa, dado que João Paulo lesionou-se no jogo frente aos encarnados, e não vai poder jogar pelo menos durante as próximas 3 semanas. O treinador vimaranense tem duas escolhas para o lugar de João Paulo: N’Diaye e Freire. O maliano regressou a meio da semana da CAN e não terá o ritmo competitivo desejado, uma vez que a última vez que atuou pelos minhotos foi a 8 de janeiro, diante do Feirense, e pela Seleção apenas disputou 90 minutos, contra a Guiné Conacri, no dia 24. Daí que a escolha deve recair sobre Freire.
Este jogo realiza-se na segunda-feira, dia 27 de Fevereiro, a partir das 20h15, com transmissão na Sport TV 1.
















0 comentários