A BMW vai mesmo quebrar a tradição e lançar um carro com tracção dianteira.A novidade deverá ser mostrada pelo fabricante alemão no Salão de Paris, já em Setembro. A informação foi confirmada por Klaus Draeger, membro do conselho de administração da marca ao site AutoExpress.
Até agora o modelo é conhecido como Série 1 GT mas essa informação ainda não é oficial. Sabe-se que vai partilhar a plataforma com a próxima geração Mini (que estará à venda em 2013). Esta opção reduzirá substancialmente os custos de desenvolvimento e produção dos modelos que serão fabricados na NedCar, na Holanda.
Segundo Draeger, este BMW será maior, mais espaçoso e mais barato do que o Série 1 standard. Esta nova plataforma partilhada será mais leve e ligeiramente maior que a do Mini atual. Contudo, será mais versátil, o que permitirá que o BMW venha a ter uma posição de condução mais elevada, também deixando a porta aberta a futuros crossover ou SUV compactos.
A novidade da BMW é que a nova plataforma está pensada para a utilização de motores de três e quatro cilindros, sendo o primeiro um 1.5 com turbo e injecção directa, mas vai haver também uma opção 1.5 Diesel com 100 CV. Os blocos dois litros de quatro cilindros também serão usados nestes modelos. A caixa manual será de seis velocidades, mas a automática será de oito, apesar da posição transversal.
A BMW planeia ainda lançar uma versão 100% elétrica e outra híbrida deste Série 1 de tracção dianteira, embora ambas ainda não estejam previstas para os planos de 2013.
Fonte: turbo.sapo.pt
















0 comentários