A PSA Peugeot Citroën anunciou a introdução de evoluções no motor Diesel 1.6 HDi, nas variantes de 92 e 115 cv, com o objectivo de reduzir os consumos de combustível e as emissões de CO2 na ordem dos 6 por cento.
Desta forma, a partir deste mês (Setembro), vários modelos da Peugeot e Citroën, incluindo o Citroën C4 Picasso, C3 e Peugeot 208, equipados com o motor 1.6 HDi, irão beneficiar progressivamente destas melhorias.
Para atingir o objectivo proposto, foram introduzidas as certas melhorias no referido bloco, nomeadamente uma nova bomba de óleo de débito variável, que permite ajustar o esforço sobre o motor ao estritamente necessário e novos óleos de motor e de caixa de velocidades de pouca viscosidade para reduzir as perdas por fricção mecânica.
Entre as alterações, destaque ainda para a introdução de uma nova geração de juntas da cambota, para diminuir a força de aperto e, assim, o atrito, assim como uma polia da correia do alternador redesenhada para diminuir a tensão da correia.
Juntamente com outras melhorias inerentes a cada veículo, as novas motorizações vão permitir a estes modelos comercializados em larga escala atingir níveis particularmente baixos de CO2, propostas interessantes em termos fiscais num grande número de países europeus.
Fonte: Autoportal
















0 comentários