A BMW terá os primeiros veículos baseados na sua nova plataforma de tracção dianteira prontos até ao final de 2013. A plataforma será usada em toda a próxima geração de modelos da MINI e também em vários BMWs compactos. Tornar a tracção dianteira em algo sexy pode ser um desafio para uma marca tradicionalmente desportiva, como é o caso da BMW e é por isso que a marca alemã está a trabalhar num roadster de dois lugares de tração dianteira, provisoriamente chamado de Z2.
Caso a BMW decida produzir o roadster pequeno, o modelo não deverá chegar ao mercado antes de 2015 porque as versões hatchback e sedan terão uma prioridade maior por venderem mais.
A nova plataforma, chamada UKL1, dará à BMW uma grande economia de escala, o que também vai permitir a venda dos carros a um preço competitivo. Apesar de todos os carros serem de tracção dianteira de base, a plataforma foi desenvolvida para que possa ser também utilizado um sistema de tracção integral.
O Z2 será aproximadamente do mesmo tamanho que o Z3 original e construído para competir com a próxima geração do Mazda MX-5 Miata e do Alfa Romeo Spider. O futuro modelo estará equipado com a nova família de motores modulares da BMW, tanto pelo turbo 1.5 de três cilindros como pelo turbo 2.0 de quatro cilindros que são os candidatos mais prováveis para o roadster compacto.
A BMW mostrou o primeiro carro a usar esta plataforma com o Concept Active Tourer no Salão Automóvel de Paris em 2012.
Fonte: autoviva.sapo.pt
















0 comentários