São muitas as novidades tecnológicas para 2013 no mundo automóvel, que se tem transformado de forma avassaladora nos últimos anos. Os sistemas de condução autónoma não são uma miragem e serão mesmo uma realidade nos próximos anos.Tudo aponta para que a próxima geração do Audi A8, que estará disponível em 2016 vai ter disponível este tipo de sistemas. A tecnologia está num estado de evolução que já permite a fiabilidade necessária para ser comercializado. Foi essa certeza que ficou clara na feira de tecnologia CES 2013.
O A8 é o porta-estandarte da Audi e é natural que seja esse o modelo escolhido para estrear esta tecnologia que, à semelhança do que costuma acontecer nas marcas premium, vai depois descendo para as gamas mais baixas. Na feira norte-americana de tecnologia a marca alemã mostrou o Audi Piloted Driving.
Até ao momento O Audi Piloted Driving é um sistema de estacionamento autónomo composto por dois radares, uma câmara grande angular e oito sensores capazes de ler tudo o que se passa em redor do carro.Ainda assim, são sistemas que têm um alcance limitado porque não conseguem uma condução totalmente autónoma.
É por isso que para o novo A8 a Audi deve introduzir novidades como sistemas capazes de ler o tráfego à retaguarda, à frente já é possível (através dos radares de cruise control ativo), mas acrescentar a leitura de curvas e da sinalização (através do GPS e das câmaras frontais também já é possível).
É bom recordar que o Google já conseguiu (e tem em testes) um carro de condução completamente autónoma. A Lexus também está a desenvolver a sua tecnologia nesse sentido e, no geral, as marcas estão a desenvolver sistemas mais ou menos complexos que dentro de poucos anos, todos juntos, podem resultar em carros completamente diferentes e autónomos. Basta ver como a tecnologia tem evoluído nos últimos anos.
Fonte: turbo.sapo.pt

















0 comentários