João Rocha, antigo presidente do Sporting, faleceu esta sexta-feira, dia 8 de Março, em Lisboa devido a problemas cardíacos. Tinha 82 anos.
João António dos Anjos Rocha assumiu a presidência do Sporting no dia 7 de Setembro de 1973, tendo abandonado o cargo passados 13 anos, no dia 3 de Outubro de 1986, devido a problemas de saúde.
Foi eleito para a presidência do clube numa época muito difícil para o Sporting, tornando-se no impulsionador da grande viragem do Sporting a nível nacional e internacional.
Durante os seus mandatos, João Rocha fez grandes apostas nas modalidades do clube e relançou algumas como é o caso do atletismo, andebol, basquetebol, hóquei em patins e ciclismo.
Durante os 13 anos de mandato, o Sporting conquistou 1.210 títulos nacionais, 52 taças de Portugal e oito taças europeias nas várias modalidades. Referir que nessa altura o Sporting tinha 22 modalidades onde movimentava cerca de 15.000 praticantes.
Já a equipa de futebol conquistou três campeonatos nacionais, três Taças de Portugal e uma Supertaça.
João Rocha foi ainda destingido por três vezes com o Prémio Stromp, a primeira em 1973, na categoria de Sócia, as restantes como dirigente, foi ainda distinguido com o Leão de Ouro com Palma, em 1987 e foi ainda considerado Sócio de Mérito do Sporting.
Referir apenas que na assembleia realizada a 30 de Setembro de 2012, foi aprovado, por unanimidade, a atribuição do nome de João Rocha ao futuro pavilhão, que será construído junto do Estádio José Alvalade.
Pedro Santana Lopes, presidente do Sporting nos anos de 1995/96, lembra a figura de João Rocha, como o “presidente campeão”.
“Viveu para o Sporting e acompanhou sempre empenhadamente o Clube, mesmo depois de deixar a presidência. Recordo-o com muita saudade”, disse Santana Lopes às notícias de desporto do Sporting.

















0 comentários