A Ford participou num teste especial de tecnologia avançada de aviso antecipado denominada “luz de travagem” que pode avisar os condutores que seguem à sua retaguarda, mesmo que se encontrem a circular numa zona de curva ou atrás de outros veículos. Esta tecnologia é um dos vinte potenciais futuros sistemas que a Ford testou como parte do Safe Intelligent Mobility – Testfield Germany (simTD), um projecto de pesquisa conjunto da indústria, com a duração de quatro anos.
Em situações de travagem de emergência, a “Luz de Travagem Electrónica” experimental transmite um sinal sem fios que ilumina uma luz no painel de instrumentos dos veículos que seguem à retaguarda. O estudo concluiu que a tecnologia pode permitir que os condutores que seguem atrás possam travar mais cedo e potencialmente mitigar ou evitar a colisão.
A apresentação de encerramento do projecto simTD teve lugar na semana passada em Frankfurt, Alemanha, com uma demonstração de tecnologias, incluindo aqueles testados e desenvolvidos pela Ford, e um resumo dos resultados de testes de campo do projecto de pesquisa, que foram concluídos em Dezembro de 2012.
Os testes de campo simTD ocorreram na região de Frankfurt e envolveram 500 pilotos de testes em 120 veículos - incluindo 20 modelos Ford S-MAX. Os pilotos registaram mais de 41,000 horas e 1,6 milhões de quilómetros em vias públicas e numa pista de testes fechada.
“As comunicações de carro-para-carro e de carro-infra-estrutura representam um dos próximos grandes avanços na segurança de veículos”, disse Paul Mascarenas, director técnico e vice-presidente Investigação e Inovação da Ford. “A Ford está empenhada em promover mais testes no mundo real, aqui e em todo o mundo, com o objectivo de implementação no futuro próximo”.
A Ford usou unidades S-MAX especialmente equipadas para ajudar a testar o potencial da comunicação carro-para-carro e de carro-infra-estrutura. Testou também o Sistema de Aviso de Obstáculos, que alerta para a presença, posição e tipo de objectos potencialmente perigosos na estrada, e o Assistente de Sinais de Trânsito que permanece em contacto com os centros de gestão de tráfego para obter informações actualizadas.
Outras tecnologias testadas para o simTD incluiram:
- “Public Traffic Management” (Gestão de Tráfego), que fornece prognósticos exactos sobre tráfego com base em informações completas. Inclui a identificação de cenários prováveis de tráfego e o seu impacto a dado momento da viagem em que os mesmos se encontram, em vez de no ponto de partida;
- “In-car Internet Access” (acesso à internet no veículo) que, por exemplo, permite ao condutor receber informações sobre lugares de estacionamento livres ou verificar pontos difíceis de tráfego, recebendo imagens em tempo real de câmaras de trânsito.
O simTD é um projecto conjunto dos principais fabricantes alemães de automóveis, fornecedores de componentes, empresas de comunicação, instituições de pesquisa e autoridades públicas. O financiamento do projeto foi de aproximadamente 53 milhões de euros, dos quais 30 milhões foram disponibilizados pelo Ministério Federal da Economia e da Tecnologia (BMWi), juntamente com o Ministério Federal da Educação e Pesquisa (BMBF), para apoio promocional directo ao projecto.
O consórcio é formado por representantes de todos os principais grupos de interesse, incluindo Audi, BMW, Daimler, Ford, Opel, Volkswagen, Bosch, Continental, Deutsche Telekom, operadores de infra-estruturas regionais e instituições de investigação alemãs (Technische Universität München und Berlin, Universität Würzburg, Fraunhofer Gesellschaft).
Fonte: turbo.sapo.pt
















0 comentários