Angélica André foi hoje 41ª classificada na prova de 10km de águas abertas nos Mundiais de Barcelona que contou com a participação de 53 atletas. A nadadora portuguesa percorreu a distância olímpica em 2h04:45.4, ficando a 6:26.2 da vencedora, a brasileira Poliana Okimoto Cintra (1h58:19.2), que na prova de 5km conquistou a prata. O segundo lugar nos 10km foi para a compatriota Ana Cunha (1h58:19.5) (bronze nos 5km) e o terceiro lugar para a alemã Angela Maurer (1h58:20.2).
No final da primeira volta, a estreante Angélica André passou, no grupo da frente, na 38ª posição com 30:31.0, a 20.5 segundos da líder húngara Eva Risztov. O fosso aumentou no “crono” dos 5.1km com a nadadora portuguesa, a passar para um segundo grupo, com o registo de 1h01.17.7, caindo para o 43º posto, a 1:38.3 de Eva Risztov. A atleta do Leixões, com o dorsal 28, manteve essa posição à passagem do quilómetro 7.6, com o tempo de 1h33.15.5, a 3:44.9 da então nova líder, a grega Kalliopi Araouzou. Já na última volta, Angélica tomou a iniciativa de liderar o grupo mais recuado da prova, terminando no 41º lugar com 2h04.45.4.
“Foi uma prova muito dura em que levei muita porrada. Ia bem na primeira volta, integrada no primeiro grupo, mas as nadadoras que estavam à minha frente não me deixavam passar e acabei por ficar para trás”, revelou a nadadora portuguesa no final da prova.
Angélica André considera que a sua estreia em Mundiais “foi boa” e que deu “o melhor que tinha”. A atleta da Seleção Nacional classificou-se, no passado sábado, na 21ª posição da prova de 5km, obtendo a melhor classificação de sempre de uma atleta portuguesa.
Para José Manuel Borges, director-técnico nacional, Angélica André “fez uma prova menos conseguida nos dez quilómetros, mas foi excecional nos cinco quilómetros e por isso, no cômputo geral, é uma prestação positiva de uma nadadora que se estreou em Mundiais e que tem apenas dois anos de experiência em águas abertas”.
Segundo o director-técnico nacional , “é uma nadadora com um grande potencial e com uma enorme margem de progressão”.
A participação portuguesa em águas abertas termina no próximo sábado com a presença de Arseniy Lavrentyev nos 25km. As provas de águas abertas estão a decorrer no Porto de Barcelona – Moll de la Fusta.
Fonte: Federação Portuguesa de Natação
















0 comentários