O terceiro modelo híbrido do novo Classe S, o S 500 Plug-in Hybrid, define novos padrões em termos de eficiência, condução e controlo da temperatura. Com níveis de emissões de 69 g/km de CO2 e apenas 3 l/100 km, o Classe S atinge um novo marco para as limusines de luxo - algo virtualmente impossível há apenas alguns anos. O motor eléctrico de 80 kW (109 CV) com uma bateria recarregável permite uma condução sem emissões num percurso de aproximadamente de 30 km. Este é combinado com o novo motor V6 de 3 litros com turbocompressor. A Mercedes vai apresentar o S 500 Plug-in Hybrid no Salão Automóvel de Frankfurt, já em Setembro. O lançamento no mercado está previsto para o próximo ano.
O S 400 Hybrid foi o primeiro automóvel do mundo a apresentar como equipamento de série um sistema híbrido com uma bateria de iões lítio, em 2009. Com o novo Classe S, a Mercedes estende a oferta de híbridos do Classe S a três modelos: S 400 Hybrid, S 300 BlueTEC Hybrid e S 500 Plug-in Hybrid. O motor de combustão pode ser completamente desacoplado do motor eléctrico. Algumas das novas características são a segunda geração do sistema de travagem com recuperação de energia e o sistema de gestão de energia Intelligent Hybrid.
Enquanto as baterias do S 400 Hybrid e do S 300 BlueTEC Hybrid, considerados híbridos autónomos, são recarregadas durante a travagem, em descidas ou pelo motor de combustão, a nova bateria de iões lítio de alta voltagem instalada no S 500 PLUG-IN Hybrid tem dez vezes mais energia e possibilita o recarregamento a partir de uma fonte externa, uma vez que tem uma tomada do lado direito do para-choques traseiro. Com a ajuda de um motor eléctrico síncrono (80 kW/340 Nm), o novo Classe S consegue, assim, percorrer cerca de 30 quilómetros apenas com a energia do motor eléctrico.
É possível seleccionar entre quatro modos de condução híbrida, apenas com o premir de um botão: Hybrid; E-MODE: apenas energia eléctrica; E-SAVE: a bateria completamente carregada é reservada para ser utilizada apenas em modo eléctrico mais tarde; CHARGE: a bateria é recarregada durante a condução.
Os dados mais significativos do Classe S 500 Plug-in Hybrid:
- Potência de 333 CV resultantes do motor de combustão acrescidos de 80 kW (109 CV) do motor eléctrico; binário de 480 Nm do motor de combustão acrescidos de 340 Nm do motor eléctrico;
- Consumo geral (NEDC) 69 g/km de CO2 (3.0 l/100 km);
- Condução apenas com motor eléctrico disponível para cerca de 30 km;
- Velocidade máxima 250 km/h, 0-100 km/h em 5,5 segundos;
- Intelligent Hybrid: sistema de gestão de energia com recuperação durante desaceleração;
- Pedal do acelerador com sensor para um controlo superior do veículo: a activação do motor de combustão é dada através de um ponto de resistência no acelerador, o que ajuda a medir a potência;
- Carregamento externo rápido da bateria de alta voltagem;
- Controlo da climatização no interior é feito previamente à entrada no veículo.
Fonte: turbo.sapo.pt
















0 comentários