A estreante realizadora Rama Burshtein apresenta-nos no final deste mês Noiva Prometida, sua primeira película que marcou presença no Festival de Veneza. Com inspirações em Jane Austen, o filme tem recebido aplausos da crítica.
É a história de uma família hassídica ortodoxa de Tel Aviv. Shira, que tem 18 anos, é a filha mais nova da família. Está prestes a casar-se com um jovem promissor com a mesma idade e educação. É um sonho tornado realidade, e Shira sente-se preparada e entusiasmada.
É então que a sua irmã de 28 anos, Esther, morre enquanto dá à luz o seu primeiro filho. O sofrimento e a tristeza tomam conta da família, que adia a prometida união de Shira. Tudo muda quando Yochay – o marido da falecida Esther – recebe uma proposta de casamento com uma viúva belga. Yochay acha que ainda é demasiado recente, embora compreenda que, mais tarde ou mais cedo, tenha de pensar seriamente em voltar a casar.
Quando a mãe das raparigas descobre que Yochay talvez tenha de sair do país com o seu único neto, propõe a união entre Shira e o viúvo. Shira terá de decidir entre aquilo que o seu coração deseja e o dever para com a família. Desenvolvendo-se num mundo onde as regras são rígidas mas claras, as personagens não estão à procura de uma saída desse mundo. Pelo contrário, estão a tentar encontrar uma forma de viver nele.
Trailer:
Retrato de uma cultura com um código social rígido, Noiva Prometida é a estreia da realizadora Rama Burshtein, que se dedica a promover o cinema como forma de expressão da comunidade ortodoxa. Vencedor do prémio de Melhor Actriz (Hadas Yaron) do Festival de Veneza e do Prémio Internacional do Público do Festival Internacional de São Paulo, a crítica tem aplaudido o filme pela sua crueza e profundidade de história e de personagens.
Noiva Prometida estreia nos cinemas portugueses a 29 de Agosto
FONTE: Alambique Filmes
















0 comentários