Volkswagen prepara nova geração de tecnologias de segurança

large_181151

A Nissan anunciou que pretende ter carros autónomos acessíveis à venda em 2020, mas a Volkswagen antecipou-se e está a divulgar os seus próprios sistemas de assistência ao condutor.

A marca alemã chama aos sistemas de assistência Vision Zero, cujo objectivo é reduzir o número de mortes e acidentes através da utilização de tecnologia avançada. Estes sistemas incluem tecnologias como a assistência de estacionamento, a melhoria da percepção de distância do condutor, melhorar a segurança em geral e ajudar os condutores em situações complicadas.

A principal inovação da Volkswagen foi o seu sistema de travagem de emergência automática que agora se está a expandir para outras marcas. O sistema permite que o carro, quando circula a baixas velocidades, pare automaticamente se detectar pedestres ou outros obstáculos no seu caminho. O próximo passo é acrescentar o controlo de direcção, que também pode evitar situações perigosas.

Entre as futuras tecnologias está a terceira geração da assistência de estacionamento que irá permitir o estacionamento através de controlo remoto. A tecnologia permite que o carro estacione sem um condutor no interior. Quando os condutores querem sair activam um controlo remoto sem fios e o carro sai do espaço. Quando estiver concluído, o condutor puxa o travão de estacionamento e coloca a transmissão em “park”.

Outra nova tecnologia é a segunda geração do Area View que também contribui com o estacionamento ou condução todo-o-terreno. O sistema funciona com uma resolução maior e pode detectar mais obstáculos. O condutor pode escolher entre visão dianteira, traseira, lateral ou de pássaro a velocidades até 15 km/h. O sistema reconhece os obstáculos utilizando os sensores de estacionamento ultra-sónicos.

A segunda geração do Around View e terceira geração do Park Assist também trabalham em conjunto em carros com reboque. Quando o condutor coloca o carro em marcha-atrás, o condutor seleciona para onde o reboque deve ir no ecrã de infotainment e o carro faz tudo para o colocar lá.

Para o futuro, a Volkswagen está a trabalhar na tecnologia Car-to-x que permite que os carros comuniquem entre si e com a estrada. Este sistema usa uma tecnologia sem fios para que os carros estejam ligados em rede e partilhem dados sobre os perigos que possam surgir à frente.

A tecnologia car-to-car deverá ser implementada primeiro porque qualquer carro com a tecnologia será capaz de comunicar. À medida que se tornar mais comum, a comunicação carro-infraestrutura será provavelmente amplamente introduzida.

A Volkswagen não tem o objectivo de ter um carro autónomo até 2020 como a Nissan tem, mas também está a forçar o desenvolvimento da tecnologia.

 

 

Fonte: autoviva.sapo.pt

Partilhe este artigo
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

0 comentários

:) :-) :)) =)) :( :-( :(( :d :-d @-) :p :o :>) (o) [-( :-? (p) :-s (m) 8-) :-t :-b b-( :-# =p~ :-$ (b) (f) x-) (k) (h) (c) cheer

 
© 2010-2014 RADAR - Sempre Alerta!
Designed by Blog Thiet Ke
Changes by by Fábio Pais
Posts RSSComments RSS
Voltar ao início