A ZF e a Levant Power, empresas que desenvolvem peças para o mercado automóvel, estão a conceber um sistema de suspensão eléctrica regenerativa para carros híbridos que pode vir a permitir um aumento da potência deste tipo de veículos.
Estamos ansiosos por trabalhar em conjunto com a Levant Power. O objectivo é desenvolver a primeira suspensão totalmente ativa e regenerativa do mundo, pô-la pronta para produção em massa e apresentá-la ao mercado. Desta forma estamos a promover inovações eficientes que são adaptadas de forma a responder às necessidades globais, referiu Rolf Heinz Ruger, Diretor de Tecnologia de suspensão na ZF.
O sistema funciona com a instalação de uma válvula, uma unidade de controlo, um motor eléctrico e uma bomba de engrenagem electro-hidráulica no amortecedor. A válvula utiliza a oscilação do amortecedor para pôr a funcionar a bomba eléctrica e converter o movimento em eletricidade, que será encaminhada para o sistema híbrido. A bomba permite que o amortecedor se adapte às condições de condução, aumentando ou diminuindo a pressão do fluido no amortecedor.
A ZF e a Levant ainda não referiram quanta potência o sistema pode gerar a partir do movimento da suspensão.
O conceito permite que mais energia normalmente desperdiçada nos carros possa ser convertida em eletricidade. O sistema provavelmente deverá ser usado em conjunto com um sistema de travagem regenerativa.
Fonte: autoviva.sapo.pt
















0 comentários