Com a moda dos crossovers (ou SUV) a ganhar novos estilos e formatos, a Audi lança a ideia: um crossover de alta performance. O protótipo chama-se Nanuk Quattro e está em exposição no Salão Automóvel de Frankfurt.
A ideia até não é nova - já tinha sido lançada pela Lamborghini e a Italdesign Giugiaro, com o Urus e o Parcour -, mas agora a marca dos quatro anéis dá um novo impulso ao projecto.
Com apenas dois lugares, este crossover de alta performance promete fazer sonhar os árabes endinheirados, que já estarão a pensar em acelerar nas dunas, pretende “combinar a dinâmica de um desportivo, com a experiência quattro da Audi na estrada, nas pistas e também fora de estrada”.
O motor é, como seria de esperar, algo de colossal. Nada menos que um V10 TDI 5.0 biturbo, montado longitudinalmente, com 544 cv e 1000 Nm de binário, surgindo acoplado a uma renovada caixa automática de dupla embraiagem de sete relações S tronic.
Com 1900 kg de peso, este R8 de rodas grandes pode chegar à marca de 100 km/h em 3,8 segundos e atingir uma velocidade máxima de 305 km/h. Apesar da veia desportiva, anuncia consumos de 7,8 litros aos cem.
Construído em alumínio, recorrendo à tecnologia Audi Space Frame, o Audi Nanuk quattro Concept tem dois lugares, 4,54 m de comprimento, 1,99 de largura, 1,34 de altura e 2,71 de distância entre eixos.
A célula de sobrevivência é feita em fibra de carbono e o eixo traseiro é direcional, o que permite mudar o ângulo das rodas até 9 graus. As jantes são de 22 polegadas e os travões carbo-cerâmicos.
O Nanuk Quattro vem equipado com uma suspensão pneumática com amortecedores controlados electronicamente, que permitem que o condutor possa ajustar a altura ao solo, para menos 30 mm ou mais 40 mm em relação à posição normal.
O seu lançamento não está previsto, mas o Nanuk Quattro deverá influenciar o desenho do Q8, o futuro crossover da Audi destinado a concorrer com o BMW X6 e o futuro Mercedes MLC.
Fonte: Autoportal
















0 comentários