A Williams mostrou algumas imagens do seu novo monolugar para 2014, ainda sem decoração definitiva, confirmando que o FW36 Mercedes terá um nariz “diferente” dos anteriores Fórmula 1.
A imagem divulgada é ainda um esboço, e não uma imagem definitiva do FW36, que será apresentado oficialmente na próxima semana, nos testes de pré-temporada, em Jerez.
A Williams é assim a primeira escuderia a mostrar o novo desenho do “nariz” dos novos Fórmula 1 para 2014. Os novos regulamentos estipulam uma altura máxima de 185mm, pelo que os engenheiros da Williams não tiveram outra solução senão rebaixar o bico até à altura necessária.
O director técnico da escuderia de Frank Williams, Pat Symonds, sublinhou as diferenças no carro face ao antecessor: “o nariz é mais pequeno que o do ano passado e a asa dianteira é mais estreita, o que significa que as placas terminais estão agora mais próximas dos pneus dianteiros”, explicou.
A asa traseira não é tão profunda como a do ano passado e perdemos as vantagens em utilizar o escape para melhorar o desempenho aerodinâmico do monolugar, sublinhou.
Outro ponto que tem causado alguma preocupação é a refrigeração dos monolugares. Com a introdução dos novos motores V6 Turbo e um sistema de recuperação de energia (ERS) mais eficiente, Symonds admitiu a preocupação da equipa com a temperatura dos elementos mecânicos.
A necessidade de água e refrigeração do óleo podem ser diminuídas ligeiramente, mas o sistema ERS é significativamente mais evoluído e potente e por isso precisa de maior refrigeração, explicou Symonds.
O novo monolugar foi desenvolvido pela Williams em parceria com a Mercedes, que substitui a Renault como fornecedora de motores da escuderia britânica. “Esta é a primeira vez que a Williams trabalha com a Mercedes na Fórmula 1 e ficamos muito impressionados”, disse Symonds, que elogiou o “profissionalismo” da empresa alemã.
“Estamos confiantes de que este motor vai ser competitivo”, afirmou o director técnico da Williams. “Esperamos bons resultados”, acrescentou.
O FW36, que terá como pilotos o brasileiro Felipe Massa (ex-Ferrari) e o finlandês Valtteri Bottas, estreia-se em pista na próxima terça-feira, dia 28, nos testes de Jerez.
Fonte: Autoportal
















0 comentários