A Ford está a ajudar os pais a incentivarem os seus filhos a conduzir com mais segurança, através da introdução de uma nova tecnologia que pode bloquear a entrada de chamadas telefónicas e de mensagens escritas enquanto conduzem.
Esta nova funcionalidade, denominada pela construtora norte-americana como “Do Not Dirturb”, é a primeira do género na industria automóvel, e foi concebida de forma a que os condutores mais jovens sejam incentivados pelos seus pais a concentrarem-se na estrada que têm pela frente, reduzindo as distracções relacionadas com o telemóvel.
A funcionalidade faz parte da tecnologia “MyKey” da Ford, uma chave facilmente programável que, entre outras coisas, permite igualmente restringir a velocidade máxima do veículo a 140 km/h e limitar o volume do rádio.
Além disso, esta tecnologia incentiva o uso do cinto de segurança, fornece um aviso de baixo nível de combustível e poderá ser programado para soar um aviso sonoro em pontos definidos entre os 70 e os 100 km/h.
Quando ao “Do Not Disturb”, esta funcionalidade bloqueia a recepção de chamadas telefónicas ou de mensagens de texto de um telefone emparelhado por Bluetooth, desviando as chamadas para o correio de voz e guardando as mensagens de texto no aparelho para serem lidas mais tarde.
Peter Patzelt, responsável pelo desenvolvimento do sistema MyKey da Ford, declarou que:
“O Mykey acrescenta uma nova dimensão à segurança automóvel proporcionando aos condutores tecnologia de série que incentiva uma condução mais segura e limita a exposição ao risco, independentemente da idade ou experiência”.
Peter Patzelt salientou ainda que:
“O MyKey pode dar aos pais paz de espírito quando estes entregam as chaves aos seus filhos, e a nova função Do Not Disturb ajuda-os assim a controlar outro factor de risco quando os seus filhos estão atrás do volante”.
Pesquisas sugerem que os condutores europeus com idade inferior a 25 anos têm estatisticamente mais probabilidade de estarem envolvidos num acidente de viação fatal do que condutores mais experientes; 58.000, com idades entre os 18 e 24 anos, morreram em acidentes rodoviários na Europa entre 1999 e 2008.
Perante estas estatísticas, Patzelt afirmou que:
“Condutores inexperientes estão tipicamente mais em risco na estrada. Quanto mais pudermos fazer para incentivar uma condução segura e limitar as distracções melhor. Com o MyKey, os pais podem estabelecer limites, não deixando de permitir a liberdade de conduzir um veículo”.
O “MyKey” estará também disponível no Ford Fiesta a partir de 2012 e, em seguida, em todos os outros modelos dos outros segmentos.
Fonte: Autoportal
















0 comentários