Um dos mais espectaculares protótipos apresentados nos últimos tempos, o Jaguar C-X75, vai mesmo chegar às estradas, ainda que em números muito limitados, de apenas 250 exemplares. Esta “montra” de tecnologia da Jaguar está em acelerada fase de desenvolvimento e a marca britânica decidiu agora levantar um pouco o “véu”, confirmando alguns detalhes técnicos de um projeto que promete surpreender.
É que, em lugar das microturbinas do protótipo apresentado no Salão de Paris de 2010, a versão de produção do C-X75 contará com um conjunto híbrido, composto por um bloco de quatro cilindros com 1.6 litros de cilindrada, munido de um turbo e de um compressor, que, com o auxílio de dois motores elétricos alimentados por uma bateria de 600V, permitirá debitar mais de 500 cavalos às 10.000 rpm.
Feito em fibra de carbono e recorrendo a uma caixa manual de sete velocidades, o novo superdesportivo possuirá ainda injecção directa e indirecta, o que lhe permite maximizar eficiência. O carro funciona com tracção permanente às quatro rodas, com o motor elétrico a alimentar as rodas dianteiras.
À medida que o projecto deste superdesportivo híbrido se aproxima da linha de produção, a construtora britânica acredita que possa alcançar a marca dos 0 aos 100 km/h em três segundos (seis segundos em modo elétrico) e uma velocidade máxima superior a 320 km/h.
Não menos interessante é a possibilidade do C-X75 contar com uma autonomia em modo 100% eléctrico de 50 km e emissões de CO2 de apenas 99 g/km.
A data de lançamento da versão de produção do C-X75 ainda não é conhecida, mas o preço oscilará entre 800 mil e 1 milhão de euros, consoante o mercado e a respectivos impostos.
Fonte: Autoportal
















0 comentários