E ao fim de anos de testes, uma série de protótipos e muita especulação, parece que finalmente o Volkswagen XL1, também conhecido como o carro 1litro, vai chegar às estradas. A apresentação oficial terá lugar no próximo Salão Automóvel de Genebra e a sua produção será muito limitada. O preço, ainda que não tenha sido revelado, promete ser, também ele, muito exclusivo.
O XL1 é o materializar de uma antiga promessa da Volkswagen: um carro capaz de um consumo médio combinado inferior a um litro aos cem, neste caso de apenas 0,9 litros por cada 100 quilómetros, e 21 g/km de emissões de CO2.
Para conseguir estes números, este veículo de dois lugares está equipado com um sistema híbrido plug-in (de ligar à tomada), que combina motor elétrico de 27 cv com um motor TDi de 800cc e dois cilindros, capaz de debitar 48 cavalos.
O conjunto mecânico fica composto por uma caixa de velocidades de dupla embraiagem, com sete relações, permitindo ao XL1 alcançar os 100 km/h em 12,7 segundos. A velocidade máxima (limitada electronicamente) é de 160 km/h.
Em modo eléctrico, a autonomia ronda os 50 km, estendendo-se a 500 km numa utilização conjunta do motor elétrico com o de combustão (o depósito tem 10 litros de capacidade).
Com coeficiente de arrasto de 0.189 e uma distância entre eixos de 2224 mm, o XL1 tem um comprimento abaixo dos 4 metros - 3888 mm -, e 1665 mm de altura. A estrutura em fibra de carbono pesa apenas 795 kg.
Ao contrário dos protótipos, o XL1 tem um interior desenhado para dois ocupantes, numa disposição tradicional (ao lado do outro), e não o passageiro atrás do condutor, como acontece com o Renault Twizy, por exemplo.
A produção inicial deste modelo deverá ser limitada a 50 carros, a ter início no segundo semestre do ano. O preço ainda não foi divulgado, mas espera-se que seja ao alcance de muito poucos.
Fonte: Autoportal
















0 comentários