Para um campeonato que ainda nem sequer organizou uma corrida, a Formula E já anunciou que irá utilizar três carros diferentes para competir no último ano e meio, mas diz que o mais recente, o Spark-Renault SRT_01E, irá realmente percorrer o mundo ao longo de toda a temporada.
A Spark Racing Technology, uma empresa detida pela Formula E Holdings, desenvolveu o SRT_01E e a Dallara vai produzi-los. A Williams vai fornecer as baterias, a McLaren o motor eléctrico e todos os seus controlos e por fim a Renault vai ajudar a optimizar tudo.
Os carros têm 268cv que estarão disponíveis na qualificação, mas na corrida os carros serão limitados a 178cv, com um sistema limitado de push-to-pass que oferece a potência máxima. Na potência máxima o SRT_01E consegue atingir 100 km/h em três segundos e uma velocidade máxima de 200 km/h. A limitação da potência tem como objectivo aumentar a autonomia do carro.
A Spark afirma que o carro foi concebido para fazer ultrapassagens mais facilmente e tem uma distância ao solo relativamente alta porque todos os circuitos serão citadinos.
Os carros têm um peso mínimo de 800kg, dos quais 200kg são das baterias.
Nunca ninguém tinha desenvolvido um monolugar eléctrico com este tipo de performance, fabricado em ciclos de produção curtos e desenvolvido de acordo com um prazo apertado. Tivemos em conta uma série de restrições, incluindo a massa, a segurança e térmica, referiu o Coordenador Formula E da Renault François Champod.
A Fórmula E terá dez equipas, com dois carros cada, a competirem em dez cidades na América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia. Todas as equipas têm que usar o SRT_01E na primeira temporada, mas, no futuro, as equipas poderão construir os seus próprios carros.
As datas oficiais das corridas ainda não foram anunciadas, mas a primeira prova do campeonato deverá acontecer em Setembro de 2014 e a última em Junho de 2015. Já estão confirmadas as corridas em Londres, Berlim, Roma, Pequim, Bangkok, Putrajaya, Los Angeles, Miami, Rio de Janeiro e Buenos Aires.
Fonte: autoviva.sapo.pt
















0 comentários