
Finda mais uma jornada do campeonato português, iremos agora fazer a análise dos jogos dos candidatos ao título de campeão português:
Benfica x Paços de Ferreira - A uma semana da deslocação ao Dragão, e tendo um jogo da Liga dos Campeões frente ao Lyon pelo meio, era imperativo o Benfica ganhar. E foi isso que fez. Sem o brilhantismo da época passada, mas fez. Mas houve um jogador que se destacou: Pablo Aimar. Por outras palavras: Aimar partiu a loiça toda! No dia de aniversário de Maradona, Pablo Aimar deu a melhor prenda que "El Pibe" poderia receber. Foi um golo de outro mundo, uma obra de arte, do jogador que foi considerado pelo próprio Maradona, como seu sucessor. Passou como uma bala por 3 jogadores adversários e , à entrada da grande área, efectuou um remate indefensável que só parou na dentro da baliza defendida por Cássio. Com este belo golo, aos 14 minutos, estava feito o mais difícil. A partir daí, o Benfica dominou o jogo, controlando-o a seu bel-prazer. O Paços de Ferreira nada podia fazer senão ver jogar, e aproveitar os erros dos "encarnados". Foi isso que fez, por 5 vezes. E se não fosse Roberto, o jogo poderia ter sido outro.
Até que surgiu o caso do jogo. Fábio Coentrão é derrubado dentro da grande área e o árbitro assinala grande penalidade. Por mais repetições que eu veja, não consigo perceber se foi ou não bem assinalada. Isso é uma coisa que só os jogadores envolvidos no lance poderiam esclarecer. Alan Kardec, ao concretizar a grande penalidade, aos 65 minutos, marcou pela primeira vez no campeonato nacional. Com este golo, o jogo ficou sentenciado, e o Benfica só teve que o gerir até ao apito final. Com esta vitória, o Benfica não deixa fugir o FC Porto, mas é quase obrigado a ganhar no Dragão, se quer sonhar com a revalidação do título de campeão nacional.
Resultado final: 2-0
Rio Ave x Braga - Foi uma surpresa para mim. O Braga chegou a este jogo super-motivado e parecia que iria ganhar facilmente ao ultimo classificado. Mas, com Jorge Jesus bem diz, o futebol não é uma ciência exacta, mas surpresas podem acontecer. Foi o que aconteceu. O Braga perdeu porque não soube aproveitar da melhor forma as suas oportunidades. Por exemplo, no lance imediatamente antes ao segundo golo do Rio Ave, Matheus desperdiçou uma oportunidade de baliza aberta. Vê-se que este Braga não tem estofo para enfrentar duas frentes muito exigentes: campeonato e Liga dos Campeões. Verdade seja dita que o Rio Ave também teve a tarefa simplificada pela expulsão (justa, diga-se de passagem) de Moisés, aos 27 minutos. A vantagem do Rio Ave ainda poderia ter sido maior, se não fosse Filipe ter defendido uma grande penalidade. Os golos do Rio Ave foram marcados por Zé Gomes, aos 72 minutos, e João Tomás, aos 83 minutos. Com este resultado, o Braga atrasa-se ainda mais de FC Porto e Benfica, e o Rio Ave consegue a primeira vitória desde dia 7 de Fevereiro.
Resultado final: 2-0
Académica x FC Porto - Este jogo não foi um jogo de futebol, foi mais um jogo de pólo aquático, dada a quantidade de água presente no relvado. Neste jogo não há vencedores justos. Isto foi mais um jogo de lotaria, onde quem tivesse um momento de maior inspiração conseguia marcar um golo. Varela teve um desses momentos, por isso foi premiado com um golo, aos 42 minutos. Mas André Villas Boas não se livrou de um susto, ao ver Fernando sair mais cedo com uma suspeita de lesão na coxa. Era de extrema importância a vitória para o FC Porto, porque assim mantinha o Benfica a uma distância segura de 7 pontos. E também, com esta vitória, o Porto mantém a invencibilidade na Liga, e aumenta para 16 jogos oficiais sem perder.
Resultado final: 0-1
União de Leiria x Sporting - Eis que na ausência de Liedson, por lesão, aparece... Valdés. De reforço desconhecido, Valdés passa a herói do jogo, ao marcar dos dois golos da vitória do Sporting. Mas não se pense que a União de Leiria apenas fez figura de corpo presente. Após do primeiro golo do Sporting, aos 14 minutos, a União de Leiria reagiu bem e foi para cima do Sporting. Os seus esforços foram recompensados com um golo, aos 22 minutos, por Carlão, jogador cedido pelos "leões" à equipa leirense. A partir daí, o jogo animou ainda mais, com ambas as equipas a procurarem marcar o golo da vantagem. Esse golo surgiu ainda antes do final da primeira parte, com um bonito golo de Valdés, que deu a vitória ao Sporting. Até final do jogo destaque para as várias oportunidades perdidas pelo Sporting, uma das quais Portiga fez de defesa leirense, e evitou o golo de Vuckcevic. Destaque também para a grave lesão de Marco Soares, que partiu a perna e vai estar de fora dos relvados pelo menos 4 meses. Com esta vitória, o Sporting não deixa fugir o Benfica, e o Leiria soma a quarta derrota consecutiva.
Resultado final: 1-2
Para ver os resultados completos da 9ª jornada da Liga Zon Sagres clique aqui.
















0 comentários