O último relatório da Associação Europeia da Indústria Automóvel (ACEA) indica que as vendas de automóveis na UE caíram para 918.280 carros em janeiro de 2013, um valor 8,5% inferior em relação ao mês de janeiro de 2012, o que afunda as vendas de automóveis da UE para os níveis mais baixos desde 1990.
Entre as marcas mais lesadas estão a Ford (menos 26%), a PSA Peugeot-Citroën (menos 16%) e a Toyota (menos 16%), com as piores quebras nas vendas.
Mas também houve marcas que conseguiram inverter a tendência como a Opel, graças aos bons resultados de vendas do Mokkae do Adam, bem como a Kia. A Dacia também se saiu bem e aumentou as vendas em 8,5%.
Até o Grupo Volkswagen , que tem controlado a indústria automóvel europeia nos últimos anos, viu as suas vendas caírem 5,5%. No entanto, a sua quota de mercado na Europa acabou por subir 0,8% para 24,4%.
Já o Grupo Fiat ainda continua a não ser capaz de controlar a queda livre das suas vendas. Em Janeiro o grupo registou uma quebra de vendas de 12%. A Alfa Romeo caiu uns impressionantes 37% e a Lancia 32%. Em termos de marcas, a Fiat teve resultados relativamente aceitáveis com uma quebra de apenas 4%.
As marcas de luxo continuam em força, apesar da fraca situação do mercado. As vendas da BMW , da Mercedes e da JaguarLand Rover cresceram em relação ao mês de Janeiro de 2011.
Fonte: autoviva.sapo.pt
















0 comentários